quarta-feira, 15 de abril de 2009

NX é comparado com bandas EMO!

Popularizado por bandas como NxZero e Fall Out Boy, o emo é um dos gêneros musicais mais influentes e controversos do rock atual. Rótulos e preconceitos à parte, a equipe de reportagem preparou uma lista de bandas e discos que ajudam a entender as raízes históricas e musicais do estilo, para além das franjas e maquiagens exibidas por ídolos e fãs.

Nx Zero - "Nx Zero" (Arsenal Music, 2006)

O álbum homônimo do quinteto paulistano marcou a estréia do emo no mainstream brasileiro. Se o rótulo já havia sido associado timidamente à banda de hardcore melódico CPM 22, no caso do Nx Zero a denominação estava consumada - eles realmente soavam influenciados pelas bandas do gênero que estavam fazendo sucesso nos EUA. Em alta rotação nas rádios de rock e pop e também na MTV com músicas como "Razões e emoções" e "Pela última vez", o Nx Zero se tornou a versão brasileira do Fall Out Boy.

Parcerias com Túlio Dek e Nelly Furtado, namoro com a cantora Pitty, capa da Rolling Stone (onde apareceram nus) - nada parece tirar a banda do sucesso. Consagrando o apelo do gênero no Brasil, a banda ainda faturou três VMB em 2008, além de um prêmio do canal Nickelodeon. No rastro deles, uma nova leva de bandas chega às rádios e ouvidos dos adolescentes. Alguns parecem se encaixar melhor no rótulo emo, como os gaúchos do Fresno, enquanto os mineiros do Strike estão mais próximos do hardcore melódico - assim como os veteranos do Hateen.

4 comentários:

Luana disse...

aff o povo ainda não entendeu q o Nx não é EMO...
Se fossem tbm eu não teria nada contra afinal emo são pessoas normais, igual a qualquer um.

Thayse Furini disse...

ñ importa se nx e emo ou ñ q importa mesmo q eles mandam bem no q fazem
e trasmite uma ideia bacana para os jovens de hoje pra mim ñ importa o rotolo o q importa e como eles trasmite o som deles e mandam muito bem
esses envejosos vão te q aturar eles mais uns 25 anos se DEUS quiser

pamela disse...

se sao emos ou nao é uma banda massa sao lindos e eu os amo muito.eu sou meio emo e nao tenho nada contra. mas existe muito preconceito.

pamela disse...

se sao ou nao nao tem nada a ver oque importa é que mandam bem as musicas sao massas e eles sao gatoes.. o preconceito é frande com emos mas isso é erradicimo